Os noivos despedem-se dos protocolos
Fatos desestruturados, acessórios extravagantes, colarinhos desabotoados, sapatilhas e uma explosão de cor, a despedida dos protocolos. Os noivos de 2022 estão em revolução e decidiram introduzir detalhes nos seus fatos que vão além do contexto tradicional para dar lugar a um contexto mais pessoal e carismático. Porque um casamento é uma festa onde se celebra o amor e, cada vez mais, um evento em que se justifica o estilo pessoal e o carimbo de cada casal. Abaixo, oferecemos-lhe um pequeno resumo das tendências nupciais mais revolucionárias que os noivos estão a seguir esta estação. Toma nota!
Casar é deixar o stress e o protocolo de lado, para criar uma atmosfera descontraída e alegre em que todos mostram quem são. Já não se trata de cumprir as regras, mas de desfrutar do antes, do durante e do depois à sua própria maneira. Os noivos de 2022 brincam e concebem a sua roupa nupcial com detalhes e acessórios que escapam ao tradicional. Estilos em que as cores mais comuns dão lugar a tons extremos e invulgares para cerimónias, tais como roscas ou estampados multicores. O principal, sempre, é justificar a sua personalidade.
O blazer é uma peça decisiva para dar um carácter cerimonial ao look, que é cada vez menos selecionado por noivos que procuram aquele toque hipster e boémio. São noivos com espírito livre que dão prioridade ao conforto e à frescura, encaixando-se perfeitamente em casamentos de estilo boho, cerimónias na praia ou na floresta mais selvagem, procurando essa coerência e fusão com o ambiente. A camisa é normalmente usada com um colete ou na sua ausência, com uns suspensórios, para realçar o efeito casual.
Está a tornar-se cada vez mais comum prescindir dos sapatos clássicos e, em vez disso, dar ao look um contraponto com um par de ténis. Os noivos que optam por este tipo de calçado costumam escolhê-los de branco, sem demasiados detalhes e combinando com o tom da camisa, procurando ao mesmo tempo um estilo subtil mas alternativo.
Os que gostam menos de arriscar escolhem usar dois visuais diferentes e criar um efeito surpresa, dando um ar diferente ao clássico smoking no momento do baile. Como é habitual para a noiva substituir o volumoso vestido por um mais leve, para o noivo trocar os sapatos por ténis, o casaco e o colete por suspensórios e deixar de lado o laço ou a gravata, desabotoando o colarinho da camisa e preparando-se para dançar e apreciar a festa até às primeiras horas de forma descontraída.
Romper o protocolo não acontece apenas no look. Os casamentos sofreram uma revolução a todos os níveis e muitas vezes, nada é o que foi inicialmente estabelecido. A mesa presidencial é eliminada e os noivos são integrados nos convidados durante o banquete; o tradicional corte do bolo ou a clássica valsa são eliminados, que costumava abrir a dança e é substituída por peças de rock dos anos 90 ou mesmo coreografias perfeitamente orquestradas que levam meses de ensaios.
Cerimónias temáticas, casamentos em jeans ou inclusive festas de mascarados, onde os noivos se vestem das suas personagens favoritos da infância. Não sabemos se o tradicional voltará a ganhar força algum dia. De momento, cada casamento é único e merece ser vivido como tal. Assim que, dá vida à informalidade.
Descobre a coleção Javier Arnaiz e visita o instagram da marca.